quarta-feira, 23 de abril de 2008

Entre o Sahara e as montanhas!

Entre o Sahara e as montanhas passamos por locais onde tivemos que nos deram as maiores visoes desta viagem e das nossas ainda jovens vidas. Presenciamos boas e inesqueciveis imagens que nem sempre foram faceis de captar, apesar dos esforcos.

Conhecemos e trouxemos connosco musica revolucionaria Saharaui da vila de Tarfaia, esgotamo-nos com a escalada da duna de Merzouga, deslumbramo-nos com a imensidao do deserto e deixamos descair o queixo quando a lua iluminou, sobre as nossas cabecas, as falesias que se erguiam ceu acima nas Gorges de Todre.

De tudo isso apenas temos para mostrar um pouco dos bastidores...

Este foi, senao o ultimo, o nosso penultimo post e consequente mostra de imagens. Ja estivemos bem mais longe de casa. O Miguel apanha amanha o seu voo entre Fes e Barcelona de onde apanhara o ferry para Maiorca onde reside. Depois de nos despedirmos deste novo grande amigo e com as financas a ameacar a ruptura, pouco mais temos a fazer em Africa. Retornaremos entao, calmamente, a cidade que ja nos viu nascer e certamente nos vera crescer!

Ate ja!

16 comentários:

Rita Santos disse...

"...Não sei se mereço"???
Nem palavras, nem quebras de respiração, nem arrepios de sorriso, nem suspiros de orgulho cabem nestes pedacitos de mensagens.
Que "Raça" gajos! Que coisa boa! Que luz linda vos acompanha! E agora siga pa cima que eu estou desejosa de vos abraçar muito.
"E todos sabemos que sim!"

Anónimo disse...

ESPECTACULAR!!!!Não há palavras!!!!
A fascinação do deserto...essas cores...A nossa pequenez nessa imensidão...E grande banda sonora...
Maraviiiiiiiiiiiiiiilha!!!!!
De partida, mas sempre a pensar nesses agora "homens do deserto"
Vinda depressa e que os ventos vos sejam favoráveis. mil bjos. Rose

Miguel Brázio disse...

Ei-los amigos!
O Requinte, a subtileza e elegância ! Qual salero !
Num interessante “mano a mano”, com passes invejáveis de muleta, certo da saídas aos ombros dos “costaleros” de serviço.
Realmente fora do alcance de qualquer pacote turístico esta experiência.
Sinceramente agradecido pela emoção transmitida.

Anónimo disse...

directamente de Eslovenia torcemos pelas vossas aventuras... Simplesmente espectacular...beleza incomparavel... 5 estrelas...
continuem sempre assim com essa alegria !!!!!

beijos candida, gorete rui juca e nunes

Anónimo disse...

25 de ABRIL SEMPRE!!!!!!!

Anónimo disse...

A beleza de um jardim
não depende
do tamanho das flores,
mas da variedade do seu colorido.
Também a felecidade
não depende de grandes alegrias,
mas da variedade de muitos e pequenos momentos felizes
que colhemos da vida!...-Lindoooooooooooo. Voltem logo e avisem se pretenderem chegar antes do 18 de Maio, beijos grandes para os três........um especial para ti filhote.

katho disse...

Eu nem sei como comentar o vosso blog... estais a desfrutar de uma viagem maravilhosa, e cada vez que venho aqui só fico com vontade de ter ido convosco...!

Sois uns sortudos:P (mas também tiveram que batalhar muito para ter esta sorte:)

Um grande abraço para os três e até já!!

Anónimo disse...

k belo final para esta aventura africana...*

Anónimo disse...

Olá viajantes*

Linfatic especialmente.Não conhecendo nenhum em particular.
Um percurso singular nas terras africanas..A vibração tonal daquelas fotos com as gentes e os vossos bigodes são inexplicáveis. Estive à bocado a ver o vosso blog de viagem e não existem palavras para tudo o que vi. Até consegui por o meu cota (que viveu em angola) a ver o vosso video de regresso na totalidade durante os 11 minutos e tudo...ele só disse" esses gajos são malucos". Mas é uma doideira sã..Quem não arrisca e não segue os sonhos é que é maluco. Só digo com isto que gostava ter estado no vosso lugar a viver a vossa experiência e a correr naquelas dunas gigantes.
Bom regresso*
ana

Miguel Brázio disse...

Caríssimos
Armando, Nuno e Ricardo.
A revolução de Abril festejou-se já lá vão 3 dias.
Hoje, Segunda-feira, 28 de Abril de 2008.
A hora é a mesma do local onde vos deveis encontrar.
Começo desta forma porque tive conhecimento, pelo pai do Nuno, que se aproxima o regresso à nossa querida cidade e também porque algo me diz que ao fim deste tempo a noção da data, dos dias e dos meses não deve ser a melhor.
Só mesmo para tomada de consciência.
Mantenho tudo o que tenho dito nas minhas poucas e modestas palavras. A admiração e o prazer que foi acompanhar-vos, permitindo-me dia após dia desejar fazê-lo lado a lado.
Ao longo deste período mantivemo-nos por cá deste lado do rio desejosos de que tudo corresse bem e quão grande seria a felicidade de percorrer esses caminhos.
Imagino alguns “cagaços” não descritos e divirto-me só de pensar neles.
Ao longe, é claro. !!
Tiro-vos o chapéu com toda a certeza. Antes uma vénia.
Foram, com certeza tantas as luas onde os mais próximos tentaram vislumbrar a sombra de cada um de vós rogando saúde e muita sorte, acima de tudo, valeu a pena.
Foram meses em que a vida teve de continuar.
Nós por cá, individualmente ou aos pares, andamos no folclore da vida. Uns dias “assim, outros assado”.
A cidade sempre em plena mudança.
O Prédio do Coutinho ainda se ergue nas alturas. O terreno arável ainda não tem metro de superfície mas para lá caminha. O rio subiu a avenida podendo sendo deslumbrante uma Viana tipo Veneza. Dizem que se vai alargar para a Manuel Espregueira e para 2010 à Bandeira !! Ao abrigo do QREN vai abrir-se concurso para comprar, não gôndolas mas barcos típicos do rio Lima. Uma ajuda e incentivo à construção Naval (artesanal), por certo.
Em breve um imponente teleférico sairá do Cabedelo de quinze em quinze minutos, fará escala na Praça da República e subirá ao sopé de Santa Luzia.
Os “maneis e as marias” serão anfitriões como deve ser.
Escalam cruzeiros no Porto de Viana carregados de Nórdicos que oferecem ao comércio local um S. Miguel antecipado. Teimam em dizer-nos como viver com mais qualidade. Lições de economia e de gestão gélidas. São tantos que até parece esse ambiente Marrequexiano que o Leal faz referência.
Quanto ao novo mercado está a ser pintado ou na fase da escolha do azulejo !
A feira semanal, meus amigos, até parece mentira, já não se realiza faz três semanas. Tudo por causa das obras de arranjo do campo do castelo, convém explicar.
Se por instantes vos passou pela cabeça estacionar a Aurora no Parque de estacionamento da Senhora da Agonia, ela tomar-vos-á a alma porque só há dias se deu o concurso para a sua exploração. Desculpai o atrevimento, mas tem-me passado pela cabeça que um dia destes até o espaço aéreo cimeiro da urbe é concessionado.
Daqui a uns anos falaremos...
A cidade vive ainda uma “pandemia” automóvel que ninguém sabe como resolver. Talvez com policia de proximidade, quem sabe. A falta de civismo tomou conta do povo e depois de milhares de euros gastos em pedra e cubo de primeira torna-se diariamente uma vergonha o espectáculo a que temos de assistir.
Estaciona-se como no deserto. Não se respeita ninguém. Por lá, podereis falar com conhecimento de causa.
Tudo serve para ludibriar a autoridade, não esquecendo os “coutos” de algumas figuras conhecidas de todos.
Quero crer que nem com uma Frente Polisario vai. Só com duas!!! Ou daqui a três gerações ? Eu sei lá!
Temos ainda linhas amarelas condizentes com a cor da cidade, talvez para alegrar as gentes ou questão estética quando essas podiam, com o devido respeito, substituir e melhorar, mais e brancas, contínuas ou descontínuas a nossa tranquilidade.
Consta-se que alguns amantes das quatro rodas tencionam, num fim-de-semana, dar continuidade às pistas de velocidade e fazer as 24 horas de Viana.
Com Castelo, por favor.
Mais duas ourivesarias foram alvo dos amigos do alheio. E soubemos, para júbilo, que somos no país a cidade com menos número de polícias por habitante.
Seria crime não falar da jóia nascida em Viana – Uma pérola – A Nova biblioteca municipal, que ireis admirar, ficando vaidosos.
O Vianense talvez vá à Liga dos Campeões, no entanto terá que jogar com o Benfica, que da forma como tem jogado, vem cá e leva sete.
Os cães, alguns de raça diferente, são agora alvo da ira da lei. Em vez de alguns donos, serão eles esterilizados.
Os professores, os de cá também, são tratados abaixo de cão como se não fossem das alminhas mais importantes que nos acompanham toda a vida. Sem dó nem piedade. Triste sina, tamanha falta de respeito e consciência.
Os funcionários públicos continuam a ser o alvo do déficit governamental.
Os jovens, tantos, das mais variadas áreas desesperam por emprego, angustiados por um futuro mais risonho onde possam dar cumprimento às suas expectativas.
O parlamento ratificou o Tratado Europeu e a nossa opinião não conta. É a chamada Europa dos cidadãos. Imaginem se não fosse.
O “Senhor Silva” foi à Madeira e como no Marão, mandam os que lá estão. Não é recebido na Assembleia Legislativa, escusando-se a comentar certos assuntos. Depois diz que os jovens andam arredados da política. Cuidado que ainda sois chamados a Belém para mais uma assessoria.
O Judas foi Queimado como manda a tradição e pode ser que algum dos seus desejos seja realmente cumprido. Oxalá.
Tende atenção à ASAE, pois correis o risco de perder a Aurora, não vão eles pegar com a sua idade, falta de televisor ou condições salubres a bordo.
Confesso ainda que me encontrava preocupado pois temia ver essa nobre diligência marca “Peugeot” ser alvo de portagens ao correr da A28. Honra seja feita aos homens e mulheres que lutam afincadamente para que isso não aconteça.
Apesar de tudo, voltar a sentir Viana, tão única, tão bela, tão diferente do passado compensa e será uma imensa alegria.
Peço desculpa, mas passou-me o “folar” da Páscoa. Nada que a TMN não resolva...
Muito mais havia a dizer, mas tomareis consciência assim que chegardes.
Por isso amigos, recusar os luares, os pôres-do-sol, da luz à escuridão, os espíritos à solta ou amarrados, dos casebres às palhotas, dos cheirinhos aos sorrisos inigualáveis teria sido um crime de “lesa-majestade”. Mais do que isso.
Resta-me por agora, neste momento, não sabendo se volto escrever dada a proximidade da grande data, pensar que os espíritos do Konden, vos farão ver um mundo completamente diferente fruto do fascínio pelas terras Africanas.
Das conquistas pessoais, de alegrias ou desilusões do desafio, tudo será enriquecedor.
Que os azuis celestes e os laranjas de arrepiar vos tenham dado realmente dias de tamanha felicidade e de encontro com outros homens, tão diferentes, mas iguais.
Que esta epopeia seja um sinónimo do querer e vontade para todos quantos sonham e acreditam pois já é meio caminho andado, e que o sonho é sempre que um homem quiser.
Djembé4ever!!
AMBÈ KOFE, é assim, não?
Termino por aqui e talvez volte.
Penso que comum a todos, fica sempre muito por dizer. Ainda uma ou outra coisa para registo, quem sabe.
Desculpai o tamanho.
Grande abraço.

Shiva disse...

Aaaiiiiii...cu meu coração num aguenta d tanta emussão...eu num posso imossionar-m assim.....músicas du catano...paizajens du camandru...eu inté posso adibinhar us cheirus!!!
Du meu peito só orgulho vastu...e alegria....e burbuletas....!!!!
Rais bus parta....cá vus aguardo não cum bigode basto mas cum axilas bastas...iupiii!!!!
Ambè kofe, moços!

Shiva disse...

....freeeedddddoooooommmmmmmmm.....dá-me q sim...q é o termo q melhor define este vosso caminho q agora termina ...ou será q começa?....ou será q continua?....ihih.....q rico!!! rico rico era botarem o som dos chamber spin 3 cm banda sonora...eheheh....brincadeira.....bá.moços, binde-bos na hora do senhor...tá?....sim...q o mobimento marrakeshiano é bom....é cm tar na praça.....binde pra praça atão!!! aproxima-se o dia do "hei-de voltar a viana...." e voltaram....e eu apostei certo...foram e vieram na Big Aurora....iupiiii!

Shiva disse...

ó pá....prontos....e voltarão....e eu apostei certo....foram e volatarão na Big Aurora....iiuuupppppiiiii!!!
Isto d falar no tempo errado é confuso....poça.....!!!!

Shiva disse...

ó pá...raisma partam....q num atino cu isto da escrita....quero dizer...foram e voltarão na Big Aurora...iiiuuuppppiiii!!!
Ufff!!! Agora sim.....aprecem gajos bons...!!!

Anónimo disse...

Xi quanta noticia!!!!!! MANDINHO!!!
Agora Dubrovnik, depois de percorrer toda a costa de sonho da Dalmacia...isto e bonito demais...
Dubrovnik depois de quase ter sido destruida pela guerra e uma preciosidade...
Sempre a pensar em voces e no pouco tempo k ja falta para vos ver.
BEIJoes Mae,Gorete,Rui, Candida, Nunes e Juca

Anónimo disse...

MIL PARABENS A RUBINAAAAAAAAAAAAA!

FAZ HOJE ANINHOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

TUDO DO MELHOR PARA ELA.

BEIJINHOS ROSE