“Se todas as pessoas pensassem de um ponto de vista artístico deixavam de pensar com a cabeça e passavam a pensar com o coração!”
OSCAR WILD
Olá…pela primeira vez escrevo desde o início da aliciante caminhada ao longo deste efervescente continente, ao mesmo tempo, tão rico e tão pobre…feito por aqueles que o constroem e o destroem. Ainda não sei ao certo se eles o “desconstroem” por necessidade, desespero ou preguiça….são vaidosos e riem-se por vontade reduzem as necessidades em prol de uma vaidade desmedida mas digna. Nós, vaidosos por inveja, achamo-nos necessitados do que não necessitamos mais, e então “o que move a VONTADE?...o que queremos ou o que gostaríamos de querer?...o que somos ou o que gostaríamos de ser?...o que vemos ou o que gostaríamos de ver?”…
Cá para mim, acho tudo pertinente, acima de tudo, o orgulho do que já se “É” pela vontade do que ainda se pode vir a “SER”…Porém, aqui o ritmo é tão preguiçoso quanto as vontades, são como dois imensos curiosos sem ferro para poisar; são duas faces da mesma moeda, contudo, faces do mesmo lado…e agora, “sendo estas gentes, à partida, mais necessitadas que todos nós, porque temos então mais necessidades do que eles? Que consciência temos a mais ou a menos…qual estará mais certa ou mais errada…e que diferença fará essa consciência mais acertada para a resolução dos problemas desta “pobre moedita azulada” que aos poucos vai perdendo a sua cor…e será que esses problemas existem ou serão criações daquelas cabeças minadas por trocos a custo zero?”…não sei…infelizmente os problemas existem, mas….não podemos continuar; nós “capitalistoconsumistas”; a querer receitar, por sintoma, as necessidades que não sentimos…aqui a administração “destas coisas” tem de ser feita em consonância com o ritmo cardíaco destas pessoas, que sentem…e bem!
Será assim mais “justo” pedir que por todo a parte todos vivam com a consciência, possível, das necessidades e principalmente da importância que é ter necessidades mas, ainda mais importante será viver por vontades e espalhar sorrisos, receber e dar vida porque, antes de mais, somos todos frutos da mesma arvore, que tem raízes mais profundas que a nossa cultura, as mentalidades ou a nossa religião (quanto a esta ultima, acho que cada um devia construir a sua).
As mesmas raízes esforçadas, que jamais podem secar, pedem que “frutos” caiam para continuar a enriquecer o solo que as raízes procuram prender…mas não podem cair sempre os mesmos! …temos aprender a “cair” para continuar a enriquecer a TERRA. Temos que nos sujeitar em vez de apelar ao “Sujeito”; retirando frutos, protegendo as diferenças culturais e “amamentando” as pontes em vez dos muros…sorriam estão de olho em vós e o que fazemos aos outros volta de novo a nós…e volta a dobrar!
Dá que pensar…Já naturalmente muitas vezes tinha eu pensado sobre todas estas coisas boas para preencher o espírito a diferença é que nunca as tinha verdadeiramente escrito na pele…sintam, experimentem, partilhem…vão ver que não dói nada. J ;)
Um Gandabraço meu e outro aqui do Sahara Ocidental.
Rumo ao sul de coração aberto e olhar atento…velocidade cruzeiro 100km/h!
««Aqui vamos nós ao sabor do vento…
5 comentários:
Mais uma vez, olá amigos!
Grande aparição e com um sentimento profundo da realidade que muitos teimam em ignorar.
Não poderia estar mais de acordo com esse desejo de "justeza". Do anseio de que todos o tomem por sincero e numa forte consciência,a cada segundo, em cada minuto ou simplesmente a partir de agora !!!
Grande abraço e saúde.
Há coisas que não conseguimos compreender, apesar de tentarmos...muitas vezes é necessário presenciar in loco para sentirmos que "o caminho que escolhemos depende apenas de nós"...voces decidiram percorrer esse caminho, mesmo sabendo das dificuldades que iriam encontrar, das situações que iriam presenciar, mas sempre sonhando e acreditando que sim, é possível!!!
de uma coisa não se podem esquecer:"...aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós... deixam um pouco de si, levam um pouco de nós..."
;)
continuação de BOA VIAGEM!!
leal, amo as tuas fotos!!!
vou dizer-te um segredo...a casa não é a mesma sem ti!que saudades da tua boa disposição e alegria! :)
beijo grande e um forte abraço(para os três, mesmo só conhecendo o leal)
Tudo de bom!!!
Até ja!
***
Que orgulho de vós, meus lindos amigos....alto astral, altas fotos, alta presença e existência....penso em vós e tou aí tb....aquele abraço emocionado.....!!!bjs grandes
Caro Ricardo,
Obrigado pelas fotos fantásticas e únicas que fazes o favor de nos enviar.
È sinal de que avançais no terreno, agora naturalmente numa atmosfera mais quente.
Sem nunca ter viajado por terras de África, “ invejo-te”, e solidarizo-me no teu pensamento. Nas tuas preocupações resultantes duma sociedade, que coloca cada vez mais o ser humano em segundo, terceiro ou quarto plano. Onde tudo tenta resitir à fúria económica, essa avassaladora máquina destruidora dos nossos sentimentos e mais profundos desejos. Liderados mundialmente por gente que demagogicamente diz preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, de reafirmar uma fé inabalável nos direitos fundamentais do homem, na dignidade da pessoa humana, na promoção de melhores condições de vida, enfim, tantas outras coisas que nós nos limitamos a assistir, e rendidos, nada conseguimos fazer.
Fazemos sim! Consciente, abordas a problemática e interrogas-te.
Pois bem, nessa rota onde te moves “à bolina”, farás certamente com as tuas palavras que todos os amigos reflictam no fundamental desta curta passagem por este planeta.
Pretendamos justiça, liberdade e paz entre os homens. Amizade e fraternidade. Tenhamos um sorriso permanente, valorizemos os privilégios que a natureza nos concedeu. E quanto a religião, estou de acordo contigo. Para mim ela não é mais do que o respeito pelos outros.
Até sempre e grande abraço.
ola ao trio:)
stou deveras impressionada com a vossos textos ! ..muita cor , muito cheiro , e akela luz fantastica que só vosses o estao asentir vos faz ultrapassar os momentos menos agradáveis dessa meta.
não deixem de nos supreender
estamos sp a espera.
bjnhs mandinho , nuno e leal.
Enviar um comentário