terça-feira, 27 de novembro de 2007

Agadir - MARROCOS, quarta-feira, 24 de Novembro de 2007 (Estrada nacional entre Marrakesh e Agadir)

Acompanhados pela chuva...


Encontramo-nos a percorrer a estrada nacional entre Marrakesh e Agadir às 08:15 da manhã. Tudo corre com a normalidade prevista para esta região excepto a chuva intermitente e irritante que insiste em nos acompanhar. Intermitente porque vai e vem como o chá de menta que tanto apreciamos e irritante porque nos acompanha dentro e fora da Aurora. Chove lá fora, pinga cá dentro pelas frinchas das portas de trás e pela luz de presença junto ao retrovisor (cocas, essa cola não vale baralho! - eheh). Pior que isso só mesmo a avaria no limpa pára-brisas que nos impede de conduzir com chuva mais intensa. Já reparamos o dito mais de 20 vezes, mas a mesma peça desencaixa sempre no mesmo sítio… Ou bem que o limpamos à mão, com o braço esticado a segurar nas escovas, ou bem que parámos para esperar que passe. Também quem haveria de dizer que viríamos a Marrocos levar com chuva desta natureza? Estávamos preparados para o calor, a areia, o deserto, a subnutrição e a malária, mas nunca sentimos necessidade de nos acautelar minimamente com a chuva. Pois bem, nesta fase da viagem tem sido o nosso maior arrependimento. Não trouxemos guarda-chuva, o Armando não trouxe botas e arrumou com as únicas sapatilhas que trouxe no segundo dia por causa da lama, o Leal e eu trouxemos um saquinho- cama de verão, e os casacos que trouxemos apesar de quentes não abundam. E como se não bastasse mandamos tirar a sofage do carro em Viana por causa dos problemas que ela poderia dar no aquecimento do carro. – Só ninguém nos falou no arrefecimento que se faria sentir em Marrocos! E acreditem que os 12º marroquinos não são como os 12º portugueses.


Para além da chuva, é de salientar as voltas que ainda demos em busca do consulado da Mauritânia em Marrocos que pensávamos ser em Marrakesh, mas que afinal era em Casablanca e onde depois de lá chegarmos encontramos um aviso que nos remetia para Rabat (por onde tínhamos passado no dia anterior), onde nos poderíamos então encontrar com o cônsul da Mauritânia em Marrocos. Depois disto limitamo-nos a sorrir ironicamente uns para os outros e a apanhar um taxi da “falsa” embaixada para o Sheraton Hotel (à frente do qual tínhamos estacionado a Aurora). Sem perder mais tempo rumamos novamente em direcção Rabat.

Entramos na cidade com a chuva e claro, sem o limpa pára-brisas, e estacionamos no primeiro sitio que encontramos. Fomos de Táxi até à embaixada e depois de o próprio taxista de ter desorientado lá encontramos o chalet do embaixador. – “Visas seulement demain, pour la matin”, diz-nos o porteiro. Cabisbaixos, descobrimos sozinhos (ou quase), o caminho de volta para onde tínhamos deixado a Aurora. Arranjamos-lhe novo poiso nos jardins em frente ao Hilton Hotel (já na noite anterior tínhamos ficado em frente ao Sheraton em Casablanca. – de classe alta esta viagem!) e jantamos por casa enquanto tentávamos frustradamente reparar o mal fadado limpa pára-brisas.
- Cigarrinho e cama! Ao acordar a principal preocupação eram os vistos, visto ser sexta-feira e já nos sentirmos demasiado atrasados em relação ao que tínhamos previsto. No gabinete do embaixador foi-nos dito pelo mesmo, entre sorrisos, que os vistos só estariam prontos na segunda-feira visto a embaixada fechar todos os dias depois de almoço. – Desolamos completamente. Mas depois de alguns sorrisos em resposta e uns olhares tristes e desolados acrescidos de algumas justificações pelos atrasos (vimos de Portugal e vamos muito para além da Mauritânia, perdemo-nos duas vezes e tal…) lá conseguimos que o senhor embaixador nos mandasse à ultima porta ao fundo do corredor e caso não estivessem muito ocupados por lá talvez nos conseguissem o visto para o meio-dia e meio. Mal entramos senti-me aliviado porque o senhor que lá estava encontrava-se refastelado a ler o jornal e não parecia haver muito trabalho pendente. Como tínhamos íamos da parte do embaixador a coisa foi rápida. Mais duas palavrinhas com a secretária e tínhamos ordem para ir buscar os vistos às 12:30 do mesmo dia! Estávamos satisfeitos, mais do que satisfeitos, estávamos radiantes!!!




Saímos então da embaixada e fomos dar uma volta para comprar uma fruta e uns filtros de ar para a nossa “Aurorinha” e aproveitar para registar algumas imagens de Marrocos. Afinal de contas estávamos em Rabat – a Capital de Marrocos. O Leal ainda registou umas coisas, eu nem tanto. Depois de indiscretamente ter filmado um senhor que trabalhava numa oficinazinha, virei a esquina e enquanto filmava uns serralheiros que sorriam e posavam para a câmara dobra a mesma esquina o primeiro senhor, irritadíssimo por eu não lhe ter pedido autorização para filmar, o que também me irritou porque ele viu-me filmá-lo e não disse nada continuando a trabalhar, e só depois de eu me afastar veio no nosso encalço. Bastava-lhe ter dito que eu teria parado, e bastava-me ter pedido que ele teria deixado – ou não! Após alguma discussão e alguns pedidos de desculpa lá viemos embora. Refugiámo-nos em mais um chá de menta no terraço de mais um café.


Está frio, enevoado, húmido, molhado até, mas salva-nos esta boa disposição e atitude que não nos deixam desanimar. Nem mesmo com adversidades tão inesperadas como a chuva marroquina!



Texto: Nuno Ribeiro

Fotos: Ricardo leal
Chaufer: Armando Santos

15 comentários:

Helena Costa disse...

Apesar de muita chuva a "Aurorinha" está a portar-se muito bem!
Parabéns pelas fotos e pelos textos!!!
Salamaleque (as-salam-alaik, a paz esteja contigo),neste caso com os três!!!

Bfree Fitness Club disse...

Santos, a aventura continua! Até me dá calores só de pensar...
Vou acompanhar-vos via blog e desejar que tudo corra da melhor forma, com muitos planos B...
Não conheço os teus colegas de viagem, mas deixo o aviso: Não deixem esse gajo dormir até ao meio-dia :)
Continuação de boa viagem e quanto mais não seja, para aquecer, enquanto o tempo não muda: chá de menta quentinho... e o cigarrinho antes de deitar, mas sem cheirinho :)
Abraço

Herlander ;)

Miguel Brázio disse...

Caros amigos, recordo este grande pensamento:

"Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades"

(Epicuro)

Asim, como Horácio disse um dia:

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas".

Grande abraço.

Miguel Brázio disse...

Então não é que a chuva vos fez recuar no tempo! Já estamos em Novembro, dia 27 e é Terça-Feira.
Grande abraço.

rose disse...

olá "chaufer" da "aurorinha" ainda não parou de chover? apre k é demais ....
e eu estou a reconhecer essa camisola.. parece a mesma k alguèm vestia quando saiu daki...será?
os caminhos de marrocos já vos conhecem bem agora os marroquinos??!!!! saudações caninas

Shiva disse...

Altas fotos, gajos!!!! Que bom que tá a ser....também quero!!!!
Good vibes pra todos!
Bjs

Jorge Teixeira disse...

a porra das alterações climáticas...heim chuva em marrocos e sol em Novembro em Portugal.
Boa viagem para todos e um abraço grande para o lealzinho.
Força Aurora... estamos contigo.

VERINHO disse...

ola pessoal tenho acompanhado o vosso blog, muito fixe....mas ja vi k tao a ter uns problems com a chuva... e o auto radio ainda funciona???!!!agrada?!fico feliz por saber k estais bem... e espero k tenhais muita energuia para seguir os vossos objectivos. aquele abraço VERINHO

Lili disse...

É assim mesmo meninos,há que lutar contra TODAS as adversidades, ou não fossem vocês uns valentes portugueses - contra os canhões marchar marchar...e contra as adversidades andar andar..pq para a frente é que é o caminho!
Altas imagens que vocês têm...mas imagino que as melhores estão na vossa cabeça e no vosso coração!
Só para deixar uma enorme beijinho, aquele abraço, muitas saudades e sobretudo MUITA força!
Que a vossa estrelinha vos acompanhe. Um beijo da vossa amiga,Lili

Unknown disse...

Queria tanto tar ai com voces nesta fase complicada da minha vida precisava de sair daqui de viana (nuno depois explico-te).Fico feliz por saber que apesar de todos os entraves que vao surgindo o vosso animo contnua...estou ca a vossa espera e acreditar que o vosso objectivo sera concretizado da melhor forma.BEIJAO cheio de força e saudades e aquele abraço apertadinho e aconchegadinho a todos...jahhhhh positive vibes

maria disse...

Meus queridos,esta é de borla,mas só desta vez(é q eu estou aqui desta banda de jardim à beira Mar plantado...e vocês meus sacanas a laurear a pevide no bem bom...q "raibaaa"..como ia dizendo,quando ñ se tem para-brisas,a solução é esfregar uma batata no vidro e a chuva escorrega q nem ginja...é de borla,para a próxima pagamento na mão!!!.....BOA VIAGEM..seguir-vos -ei....MÃE DA REBECA

Unknown disse...

Armando Santos e companhia Lda.,
Um grande abra�o para voc�s e para a vossa Aurora.
Muitas experi�ncias voc�s v�o passar, umas boas e outras m�s, mas ser�o boas hist�rias para vos ouvir contar num longo ser�o, quer seja ver�o ou n�o...
Cheguei ontem de Angola, j� pus os p�s em �frica, onde tudo � ex�tico, especialmente as miudas.

Abra�os
Pedro Djembefola

Álma Aérea disse...

nuno vi logo que eras tu a escrever. Tás melhor na tua escrita sensivel e descritiva. Acho que estás bem. Faz-te bem essas viagens. Mas... é tudo que tens para contar, a chuva? Tens de criar uma blog para aquilo que nao podes divulgar aqui, www.vianaconakryX-FILES.blogspot.com. Sabes bem ás coisas que me refiro ó apaixonado. Fdx mas isto de internets....... rouba a magia da coisa... mas compensa que não lhe dá magia mas dá-lhe "conexão".

Enfim cá está tudo normal.

O som bomba ai no soundsystem?

505 soundsystem blazzeEE!!! fire!!!!


ROOOOTS MANNNNNNNN

back to your rooots



ps: o leal que não apanhe DST!!

Abraço pós 3! Fiquem benne!
peace

Unknown disse...

Pah!! eu avisei k isso ia descolar... e o Mando queria ainda fazer mais furos!!!!

E a "silver-tape"?? ficou aki em casa... Arranjai alcatrao k isso nunca mais sai!

Em relação ao limpa Pára brisas; 2 ímans que pelo menos o Nuno pode limpar de dentro (LOOOL)... mas pode ser k funcione!!!

Va conaconaconaconakris!!
continuação de muita Mer** para vcs

abração

Cocas!!


ps: se precisarem de alguma coisa é só avisar!
:D

vasco rego meira disse...

Ola a todos

Espero que a viagem esteja a ser fantástica. força! vou seguindo os vossos trilhos.
Se quiserem se lembrar de que "A realidade é a obra prima da ilusão. Como se vê e se sente. Então, esta etapa, será, ou está, a ser vivida na ilusão da vossa sensibilidade.

deixo aqui um poema sobre viagens:

Trilhos

Por trilhos de pegadas de seda
Do incógnito mercador
Ó Bizâncio, Samarcanda, Alexandria e Babilónia
Quanto é grande o vosso esplendor
De ruas empilhadas de gente arcano
Pronuncios do reino de Babel
Alfarrabistas, bazares e mesquitas
De pés descalços aclamam a seu deus
Sultões, Xá, em revista
Os eunucos gordadores das odaliscas
Passeiam com o seu véu
Que magnifico teatro pictórico
Há gente que não entendeu
Gengi Khan, patético Termelão até Babur
O massacre em sangue se fundiu
Mas todo isto foi brisa de maus presságios
O encanto ainda anda à solta
Para quem tiver vontade de o apanhar.